terça-feira, 27 de maio de 2014

The Lady of Shallot

"But Lancelot mused a little space;
He said, 'She has a lovely face;
God in his mercy lend her grace,
The Lady of Shalott.'"     

Os versos acima são de um poema de Alfred Lord Tennyson chamado "The Lady of Shallot". Contam sobre uma dama que vivia em um quarto tecendo o que podia ver da vida através de um espelho. Um belo dia ela cansa de ver "sombras" e se lança para fora do quarto. O espelho se quebra e a maldição vem sobre ela, matando-a. A dama de Shallot foi atraída para o mundo exterior ao ver Sir Lancelot e, já morta, o cavaleiro a vê e diz as palavras acima ("ela tem um rosto amável; Deus, em sua misericórdia, a emprestou graça", em um esboço de tradução rs). A dama de Shallot sintetiza em nós a busca pela realidade, ainda que sofra as consequências. Não vemos o todo, como Paulo coloca em I Coríntios 13, mas vemos aquilo que Deus nos revela a cada dia e isto basta.


The Lady of Shallot - Loreena McKennit



4 comentários:

Marcio Carvalho disse...

Adoro os textos sobre as lendas arturianas. Bacana essa interpretação do poema!

Marcio Carvalho disse...

Sempre fui fascinado pelos textos das lendas arturianas. Acho que nunca rinha lido ninguém comentar esse poema (em português, pelo menos). Bacana essa interpretação. :)

Lazzarus disse...

Que bom, Marcio. Bem-vindo ao clube! Na verdade, há muito o que se extrair do poema. Esta foi apenas uma leitura en passant.

Marcio Carvalho disse...

Oba! Espero que apareçam mais posta sobre o assunto! :)