quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Mais da vida de Pi

Há poucos dias assisti, novamente, As Aventuras de Pi. Fazer o que? O filme estava lá, começando, quase que chamando o meu nome e eu que já gosto... Simplesmente, atendi ao chamado. Gostaria até de dar uma distância de tempo maior para ver novamente. Mas ele estava lá... Então, eu vi de novo.

Ainda me surpreendi com a história e dessa vez, em particular, me marcou uma cena em que Pi está no mar enfrentando uma tempestade com o tigre. De início, ele se empolga com os raios, a chuva... Até que percebe que tudo aquilo está não só assustando o tigre, mas vai além de suas forças. Daí, ele olha pra cima e diz: "Eu perdi minha família. Eu perdi tudo. O que mais você quer?". Fica claro na cena que ele fala com Deus (ou o que ele pensa ser Deus). O que me chamou atenção é que é essa a fala do que sofre, daquele que não tem mais pra onde ir. Pi está desesperado e por isso clama.

Mais adiante, vemos que o sofrimento de Pi tem trégua. Ele acha uma ilha onde consegue comer e descansar (ainda que por pouco tempo) e na sua narrativa, atribui esse descanso a Deus. Ele enfrenta a tempestade, clama por socorro, encontra descanso para seguir navegando rumo a um porto seguro.

Que Deus nos ensine também a navegar.

Nenhum comentário: