sexta-feira, 13 de junho de 2014

Novamente, sobre bipolaridade

Perdoem-me a lacuna... Nem eu consegui escapar ao frisson da Copa. Aliás, a Copa está bagunçando meu calendário todo! Enfim...

Hoje gostaria de voltar a falar sobre algo que há algum tempo já não falo... Transtorno Bipolar, ou simplesmente, TB ou TAB (incluindo o termo "afetivo"). Pra quem não conhece ou não conhecia (como minha mãe), muitos dúvidas e mitos em torno do assunto. Posso falar por mim, depois de aproximadamente 2 anos de tratamento (que é contínuo), estou levando uma vida praticamente normal. Tenho observado que, até mesmo a privação de sono, já não me causa o efeito negativo que antes causava. Tenho me sentido também mais disposta e não tenho observado grandes oscilações de humor. Nem tudo são flores... Continuo com a conta no vermelho e o desejo de comprar não diminui. Graças a Deus que me ajuda a controlar isso.

Mas então... O que vem a ser TB (ou TAB)? Trocando em miúdos, é um transtorno de humor caracterizado pela alternância de estado maníaco e depressivo. Pesquisando na rede, achei um blog bem interessante sobre o assunto. Há também o site do ABRATA (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos) que é bem esclarecedor.

Só mais uma palavra sobre o assunto (longe de esgotá-lo). Aqui vai um relato pessoal. Tenho até hoje amigos que não acreditam no meu diagnóstico... Mas alguns indícios me mostram que ele foi certo: 1. identifico-me muito com os sintomas tanto da fase depressiva quanto da fase maníaca do transtorno; 2. Três médicos diferentes deram o mesmo diagnóstico para o meu caso; 3. O tratamento para TB funcionou e tem funcionado até hoje, graças a Deus.

No mais, não sinto que seja mais nenhum bicho de sete cabeças... Psicoterapia, ser amparada pela família, estar cercada de amigos e, sobretudo, conhecer o poder restaurador do amor de Deus podem fazer qualquer paciente com TB se restabelecer. O tratamento é essencial, mas não é completo. Deus conhece profundamente a alma humana.


Nenhum comentário: