terça-feira, 1 de outubro de 2013

O fim de uma era

Estou lendo agora, além de As crônicas de Nárnia, o livro do Bispo Walter McAlister chamado O fim de uma era. Este estou bem no comecinho mesmo, então não dá pra falar muito. Pela experiência que tenho com a Nova Vida (Igreja Cristã de Nova Vida, a qual pertence o Bispo), sei que em uma frase ou outra vou ter lá minhas discordâncias. Ainda assim, acredito que o livro irá me render ótimas reflexões.

O livro está no formato de uma entrevista realizada com o autor. Daí, a proposta da capa (uma foto do Bispo McAlister olhando para o leitor). A primeira parte da obra começam com dois excelentes pensamentos do poeta Archibald MacLeish e do filósofo Ludwig Wittgenstein. Mas deixo aqui uma primeira reflexão do autor em resposta à pergunta:
 -como o senhor vê a Igreja de Cristo nos dias de hoje?
"A Igreja no Ocidente vive numa sociedade que está perdida. Nossa civilização está agonizando. Estamos mergulhados numa espécie de Roma Antiga onde todos vivem em função de pão e circo, isto é, apenas necessidade e prazer (...). Não somos mais regidos por ideias, mas por interesses; não somos mais regidos por valores, mas pelo que nos serve. Vivemos numa época extremamente imediatista."

É... Temos muito o que pensar a respeito.




Nenhum comentário: