terça-feira, 15 de outubro de 2013

Uma pequena homenagem

Como professora, não podia deixar de postar algo sobre o dia. Então vou contar aqui uma experiência minha em sala de aula do que penso ser uma das coisas mais recompensadoras na profissão. Tentarei ser concisa o suficiente.

A turma era de uma escola bilíngue, de ensino médio (acredito que 10º ano). A matéria era Literatura Brasileira e a turma era mista: brasileiros e estrangeiros. Eu estava contando a história de O Guarani de José de Alencar. À medida que eu contava, perguntas iam surgindo e a turma foi ficando mais envolvida no assunto (que antes, julgaram muito chato) até que cheguei na parte da história em que Peri se envenena para lutar com os aimorés e assim, matar também os inimigos que o devorassem (pois os aimorés eram antropofágicos), daí, fui interrompida:
- Caraca, professora! Esse cara fez isso (se envenenou)? Ele é meu herói!
E assim, aquele que menos gostava de literatura passou a ir mais animado para as aulas.

Parabéns a todos aqueles que colecionam histórias sobre o ofício do magistério e que, apesar da muita labuta, não se renderam.

Feliz Dia dos Mestres!

Um comentário:

Patricia Paulino disse...

Parabéns pelo o seu dia! Te admiro sempre! Lembranças...