domingo, 3 de novembro de 2013

Pi e Richard Parker

Mencionei aqui que estou lendo alguns textos de aconselhamento bíblico sobre transtorno bipolar. Tenho descoberto um oásis neles. Tenho visto como a Bíblia tem recursos para um coração instável e carente da graça de Deus, pois como diz em um dos textos o TB "revela e amplifica uma luta primária que é encontrada em todo coração humano" (tradução minha de Sam R. Williams).

Ontem, novamente, assisti Pi. Novamente, me encantei com a fotografia do filme e as reflexões que o filme provoca e lembrei dos tais textos de aconselhamento. Um dos textos afirma que "Jesus é a resposta para o coração indomado" e lembrei de As aventuras de Pi. No filme, Pi sobre um naufrágio e se vê num barco com um tigre. Dentre tantas dificuldades, talvez a maior delas seja lidar com o tigre até que chega o momento em que Pi entende que se precisar lutar para sobreviver naquela situação, precisava domar o tigre. E ele o faz. Não sem esforço, perspicácia, lutando contra seus próprios medos, mas Richard Parker (esse era o nome da fera) aprende a respeitar Pi. E isso traz segurança, calma para Pi.

Para aquele que tem TB  ou quem não tem, o importante é que conheçamos quais os tigres temos dentro de nós. Daí, retomo a frase: "Jesus é a resposta para o coração indomado". Jesus é a resposta para o coração que se descontrola, que se põe em risco de vida. E, assim como Pi domou Richard Parker, Cristo pode estabilizar nosso coração, trazendo-nos paz e esperança.


Nenhum comentário: