quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Da profundidade do coração humano

Pensando sobre o coração do homem, quero me deter na seguinte citação:

"Quem pode mapear as forças que agem na alma? O homem é uma profundeza, Senhor. O número de cabelos na sua cabeça é, em muito, mais fácil de contar do que seus sentimentos e as correntezas do seu coração." (Santo Agostinho)

Daí, penso: a terapia é um trabalho impossível. Nem por isso dispensável, é verdade, mas, com certeza, impossível. Estaríamos perdidos se ninguém houvesse que pudesse mapear o coração humano. Então, lembro do salmo 139:

"Senhor, tu me sondas e me conheces.
Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.
Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos."
(Salmos 139:1-3 e por aí vai)

O homem é, sim, uma profundeza, mas que, para a nossa alegria, Deus conhece. É como li em um texto sobre aconselhamento bíblico para bipolares, se o bipolar é aquele que amplifica os sentimentos humanos, Jesus é a resposta para esse coração, para esse coração indomado.

Nenhum comentário: