segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Iona

Voltei a ouvir Iona. Iona é uma banda inglesa cujo nome foi dado por causa da ilha de Iona, costa ocidental da Escócia. Voltar a ouvir Iona significou muita coisa. Quer dizer que estou reescrevendo meu passado. Explico.

Pra quem viu o filme O lado bom da vida, havia uma música que o personagem principal da trama não podia ouvir que se sentia mal. Aliás, ele também tinha transtorno bipolar. Essa música provocava nele uma série de lembranças que lhe eram profundamente incômodas e desagradáveis. Comigo era um pouco parecido. Ouvir Iona me lembrava de um tempo para o qual eu queria voltar e me dava muita, mas muita saudade. Por isso, desisti de Iona e fiquei cerca de um ano sem ouvir (ainda que estivesse com um álbum deles no meu celular).

Um belo dia, cansada de ouvir as mesmas coisas, arrisquei. Por que não Iona? Que bom. Funcionou. É uma volta à minha identidade, ao que gosto. Não tenho dúvidas de que é mais uma amostra de que Deus nos cura por inteiro: corpo, alma e espírito.

Bem, agora falta dizer por que gosto dessa banda, né? Iona mistura rock progressivo com música celta. Na maioria das vezes, uma pitada celta, mas no vídeo que vou mostrar, vê-se que a influência do folclore anglo-saxão é bem forte. E é isso que acho bonito neles! Músicos cristãos que não se negaram desfrutar de suas raízes. Aqui... Estamos ainda longe disso. Aqueles que se arriscam, estão no lado B. Temos uma dívida ainda com a música brasileira. Quem sabe, quando o músico cristão brasileiro entender que fazer música implica viver criativamente a fé cristã, não teremos um outro cenário? Enquanto isso, oremos e façamos.


Iona - Castlerigg:



Nenhum comentário: